Existe luto no fim de um relacionamento?
- tatianarodripsico
- 20 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Na nossa sociedade somos influenciados desde novos por histórias infantis, filmes e familiares mais velhos a encontrar alguém para uma relação amorosa, como se o bem-estar dependesse de ter uma relação desse tipo. Mas pouco se fala sobre como lidar com o possível fim desse relacionamento.
Os parceiros são procurados para realizar desejos e prazeres do individuo, como uma forma de sentir-se completo. Quando acontece a quebra do vínculo que foi construído durante o relacionamento, inicia-se a vivência do luto, independente de quem decidiu terminar. Cada pessoa enfrenta essa perda de forma diferente, podendo ter um desinteresse no mundo externo e exigindo uma reorganização para lidar com esse novo cenário, tanto emocional quanto prático. A intensidade do vínculo e dependência do(a) parceiro(a), pode tornar esse processo de luto mais longo e sofrido.
Quando perdemos a pessoa amada, também perdemos o significado que depositamos nela, e junto uma parte de nós. O “nós”, vira “eu”, e essa identidade fica um pouco perdida, precisando de uma reconstrução. Por isso, manter a individualidade de cada um ajuda na construção do relacionamento, e facilita também quando ele termina. Ter atividades e interesses próprios, que consiga manter independente da presença do outro, é importante. Isso não impedirá o sofrimento com o término, mas o processo de reencontrar sua identidade será menos dolorido. Viver o luto faz parte do processo de término, e pode ser um momento de descoberta sobre si.

Comentários